Share |

quinta-feira, 14 de abril de 2011

KERS

"Na Formula 1, não se diz "passe, por favor", e sim "passe se puder" – Enrique Bernoldi

O KERS – Sistema de Recuperação de Energia Cinética, volta com força em 2011 – adotado na F1 em 2009 e banido em 2010, ele tem como objetivo buscar as raras ultrapassagens nos novos circuitos.

Como funciona o KERS?

Aparentemente simples, pois trata de conversão de energia. Durante a corrida, nas freadas, o Kers é capaz de converter a energia cinética em energia elétrica e armazenar em baterias, depois basta o piloto pressionar um botão no volante do  F1, para que essa energia seja novamente convertida em energia cinética, aumentando em até 80 cv – mais que um motor 1.0, podendo utilizar por até uns 7 segundos, tempo às vezes suficiente para uma ultrapassagem.


Temos um vídeo feito pela Red Bull em computação gráfica, narrado por Sebastian Vettel, onde podemos visualizar o funcionamento do Kers.


Com o Kers, talvez seja a diferença entre a vitória e a derrota em uma corrida, ou não, isso somente saberemos no final do campeonato de 2011, mas uma coisa é certa, como a F1 é um laboratório de experiências para a indústria automobilística, logo teremos nos automóveis de passeio.

Até a próxima e cuide-se bem.



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Profile