Com o mesmo princípio básico de processamento de imagens (isso mesmo, tem a função de ler um espaço como se fosse uma fotografia), o mouse captura uma determinada imagem e calcula a diferença entre um espaço e outro, realizando um grande numero de leituras em um pequeno intervalo de tempo.
Como funciona o Mouse Óptico?
- O mouse óptico emite uma luz até uma determinada superfície;
- com uma frequência superior a 2 mil vezes por segundo, a luz bate na superfície e volta ao mouse, lendo seu posicionamento;
- essa captura das “imagens” da luz é processada, onde essa diferença de informação permite que o sensor perceba que houve movimento no mouse;
- o sensor compara as imagens recebidas e determina a distância percorrida pelo mouse;
- essas informações são processadas pelo computador, que depois é transmitida para o cursor.
O mouse a laser tem o mesmo procedimento; como utiliza o laser a resposta é mais rápida, chegando até 20 vezes mais sensível na captura das informações.
A principal diferença é que o mouse óptico ilumina a superfície através de um LED (aquela luz vermelhinha) para capturar a informação e o laser utiliza um raio infravermelho.
Alguns mouses a laser foram desenvolvidos para os fanáticos por games, onde as respostas são mais rápidas (mesmo que seja imperceptível para alguns) e chegam a processar imagens superior 40.96 megapixels/s.
Existem vários mouses no mercado, basta escolher um que atenda suas necessidades, o mouse a laser costuma ter um valor de mercado superior ao mouse óptico, porém sua resolução em dpi é maior e configurável.
Até a próxima e cuide-se bem.