Share |

domingo, 5 de junho de 2011

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA WEB 2.0?




"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva"


Tim O'Reilly – criador do termo WEB 2.0


É um conceito criado em 2005, porém antigo em suas características, pois em 1995, a loja virtual Amazon, disponibilizava em seu site as informações de seus clientes sobre produtos adquiridos. Mesmo assim, vem crescendo cada vez mais e proporcionando uma grande interatividade.
  
O termo WEB 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração do WWW, onde o foco principal é a troca de informações entre internautas. Essa troca coletiva permite que novos aplicativos para a WEB sejam desenvolvidos, com o objetivo de melhorar a internet que conhecemos.



A principal vantagem é que qualquer usuário pode postar seu próprio conteúdo, pode obter informações e opiniões sobre qualquer assunto.  Podem expor seus projetos, trabalhos, fotos, vídeos, vida social, e muito mais.


Um exemplo clássico é o YouTube -  você poderá criar um canal de informações e postar vídeos para uma comunidade on-line, através de um jornalismo Open-Source.

Outro exemplo é a enciclopédia Wikipedia, onde os usuários disponibilizam informações.



Temos também  como características da WEB 2.0:  AdSense, AJAX (pacote de tecnologias para criar aplicativos interativos), Blogs, RSS (distribuição de informações atualizadas, via assinatura de um  “feed”  feito pelo  usuário), Orkut, Facebook, Twitter, GOOGLE, MSN,etc, etc e etc.




Na verdade, utilizamos a  WEB 2.0 todos os dias e nem percebemos, e iremos utilizar em breve a WEB 3.0 sem saber.

“A  Internet hoje é considerada um verdadeiro marketing digital presente e necessário em nosso dia-a-dia.”
Francisco Euder dos Santos

 Até a próxima e cuide-se bem.


Um comentário:

  1. Agora eu entendi o q é essa tal Web 2.0!!!! O que será q vem pela frente? Ai ai...
    Abraços!
    : )

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Profile